Bem-Estar

Artigos

Terceirização da hotelaria hospitalar deve proporcionar bem-estar ao paciente.

  • 10/MAR/2015
Bem-estar

O mercado de terceirização na hotelaria hospitalar, nos dias de hoje, é muito abrangente, pois contempla diversos serviços. Na minha opinião, a melhor definição sobre a área e as atividades aplicadas é apresentada por Marcelo Boeger, presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar e autor de importantes livros setoriais. De acordo com ele, o conceito da hotelaria hospitalar está baseado na vida, por meio da construção de um ambiente saudável e acolhedor.

Atividades que geram bem-estar ao paciente são os diferenciais de atendimento das instituições de saúde. Assim, para garantir esta qualidade, atualmente, os principais serviços são realizados por empresas terceirizadas e especializadas em serviços de higiene, lavanderia, pragas, resíduos, jardins, segurança, internação, estacionamento, ascensoristas, recepção, telefonia e SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).

"Atividades que geram bem-estar ao paciente são os diferenciais de atendimento das instituições de saúde."

Neste contexto, a higienização hospitalar é um serviço de grande importância. Espera-se um trabalho profissionalizado, com customização e execução de atividades para cada instituição com qualidade, além da qualificação, treinamento e educação continuada da equipe.

Outro aspecto relevante está nos serviços que integram o guarda-chuva da higienização, como o gerenciamento de leitos. A empresa terceirizada pode garantir melhores resultados, eficiência, velocidade de resposta no atendimento, otimização de recursos e do tempo de trabalho, neste caso, excelência na entrega dos apartamentos e quartos. Outro benefício da terceirização destas atividades está no acesso a equipamentos e materiais com alta tecnologia que possibilitam ganhos de produtividade na operação.

Posso concluir que hoje as palavras-chave para sucesso de uma hotelaria hospitalar bem implantada são: inovação, tecnologia, SLA - Service Level Agreement, atendimento diferenciado, segurança, saving e custo versus benefícios. Vale ressaltar ainda, que tudo isso só acontece quando há entendimento, sinergia e maturidade entre a contratada e instituição de saúde.

Associe-se

Seja um associado da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hostpitalar e desfrute dos nossos benefícios.

Associe-se Já

Artigos

Ferramenta estratégica para garantir uma equipe motivada e engajada

  • 30/NOV/2015

Mais uma ferramenta para nos ajudar na liderança e nos desafios de motivar e liderar equipes, buscando sempre uma forma de treinamentos novos e diferentes ferramentas para obter e alcançar os objetivos traçados.

Leia mais...

Implantação de um Serviço de Limpeza Terminal a Vapor em Salas Operatórias

  • 18/JUN/2015

Estudo descreve a experiência prática da implantação da limpeza terminal a vapor das salas operatórias de um hospital privado de São Paulo.

Leia mais...
© SBHH 2016. Todos os direitos reservados. Produzido por Logo DooSites.