II Fórum de Hotelaria Hospitalar

Artigos

II Fórum de Hotelaria Hospitalar tratou de combate a desperdícios na Hotelaria das Instituições de Saúde.

  • 15/SET/2017

No dia 16 de agosto, dentro da Feira HOSPITALMED - Feira de Produtos e Equipamentos para Hospitais e Laboratórios (maior encontro hospitalar das Regiões Norte-Nordeste) realizou-se o II Fórum de Hotelaria Hospitalar no Centro de Convenções de PE.

Como tema central deste importante evento, organizado e promovido pela Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar (SLAHH), debateu-se “Controles para combate a Desperdícios e aumento da Eficiência Operacional na Hotelaria Hospitalar”.

Esse tema central deriva de pautas importantes que vem sendo alvo de discussão nos maiores hospitais do país. A hotelaria e a área de facilities como um todo, exige hoje a habilidade de um gestor que conheça o comportamento dos custos e consiga dirimir as consequências e causas de gargalos que afetam a operação e a disponibilidade operacional.

O evento contou com renomados palestrantes e relevantes discussões da gestão da hotelaria em Instituições de Saúde.

II Fórum de Hotelaria Hospitalar
Na foto acima, Suyenne Melo (OncoExo) e Prof. Marcelo Boeger (Presidente da SLAHH)

Suyenne Melo, gestora da OncoExo - celebrou o início das atividades contando sua experiência vivenciada em Recife nos últimos anos, onde atuou a frente de grandes hospitais e redes hoteleiras – além de ter atuado como professora universitária em Universidades, debatendo a importância da hotelaria hospitalar nas Instituições de Saúde e abordando sobre o tema em questão no mercado nordestino.

Na palestra de abertura, o Prof. Marcelo Boeger (Presidente da SLAHH e Consultor da Hospitallidade Consultoria) e o Eng. Mauricio Almendro (Diretor do Grupo Verzani & Sandrini) debateram sobre a importância dos sistemas tecnológicos que garantem a eficiência das operações e o ambiente corporativo de controle, no intuito de prevenir fraudes, sabotagens e evasões podendo ser provocados por várias partes do sistema.

Exemplificaram por meio de cases, como prevenir e inibir ações que possam afetar o ambiente de controle com métodos e sistemas que passam do ambiente da Instituição a transgressões (intencionais ou não) vindas de pacientes, acompanhantes, colaboradores e até líderes – que deveriam estar atuando para garantir maior eficiência.

“Esse tipo de debate promove maior troca de informações entre hospitais e consegue atuar sobre dois pontos cruciais: o custo operacional dos serviços e a própria experiência do cliente – que pode ser maculada quando as ações não são devidamente controladas e planejadas pelos gestores. ” – afirma Boeger.

II Fórum de Hotelaria Hospitalar
Eng. Mauricio Almendro (Diretor do Grupo Verzani & Sandrini) debatendo sobre o tema na palestra de abertura

O evento contou com participantes de vários hospitais de diversos Estados da região Norte e Nordeste e ainda discutiu sistema contra evasão de enxoval, rastreabilidade no processo logístico e formas de redução de energia e água.

Wagner Carvalho (CEO da WEnergy) apresentou métodos para uma redução na conta de energia e água por meio de ações educativas entre os usuários e a substituição por equipamentos economizadores diante de uma crise hídrica e energética que o planeta vive. Essas ações agregam valor aos programas de sustentabilidade e podem ter no gestor de hotelaria um ponto de partida.

Nesta palestra foi simulado um inventario de roupas onde voluntários tinham que contar a roupas contidas em um hamper. Logo após, era demonstrado a operacionalização com os leitores e a forma de inventariar utilizando o método RFID.

II Fórum de Hotelaria Hospitalar
Sr. Cassio Martucci (CEO da ID track) demonstrou a facilidade e vantagens no uso do RFID

“A rastreabilidade de roupas já é uma realidade. Mas agora os custos são acessíveis quando comparados com aquilo que era feito no início deste processo. As pessoas muitas vezes não comparam e contabilizam o custo existente em não fazer algo...”.

Ainda no tema de evasão de enxoval, o Sr. Fabio Torres (SBHH-RJ e CEO da MRC Enxoval) apresentou os principais pontos de risco que devem ser obrigatoriamente observados pelos gestores para um eficiente controle do enxoval.

Fabio (SBHH-RJ) desenhou dentro de um fluxo lógico da rota do enxoval, a responsabilização de vários agentes perante o controle e utilização da roupa pela assistência (enfermagem), na salvaguarda pela rouparia e na gestão do fluxo pelo serviço de processamento de roupas (lavanderia) – seja ela própria ou terceirizada.

V Jornada Baiana de Hotelaria Hospitalar
Sr. Fabio Torres (SBHH-RJ e MRC) durante sua apresentação visando sensibilizar o público sobre o uso do enxoval.

O fechamento ficou por conta da excelente palestra de Ana Paula Araújo, gestora de hotelaria e facilities do Hospital Israelita Albert Einstein, que demonstrou várias das reduções que esta área conseguiu dentro do hospital, com diversas ações e iniciativas - desde mudança de processos nas áreas de higiene e rouparia até mesmo com criação de novos hábitos na cultura organizacional.

V Jornada Baiana de Hotelaria Hospitalar
Ana Paula Araújo (Einstein) proferiu uma palestra apresentando o case Einstein na redução de desperdícios.

Ana Paula mostrou enorme possibilidades de redução de desperdícios que existem em todas as áreas e que muitas vezes não temos a capacidade de enxergar. Apresentou como foi a evolução deste tema no hospital em que atua – desde a busca de benchmarking em instituições em outros países até a comparação com hospitais de mesmo porte.

Entre tantos outros pontos, a mesma compartilhou uma série de possibilidades que podem ser apropriados por qualquer hospital – independente do porte. Mostrou que o uso exagerado de água na higienização de ambientes sem uma técnica correta, o desperdício de produtos químicos e o planejamento de trabalho da equipe podem ser responsáveis por um incremento importante nos custos desta operação.

Antes do termino do evento, tivemos sorteios de diversos presentes oferecidos pelos patrocinadores. Gestores de um dos hospitais presentes receberam das mãos do Sr. Ivan Ferreira, da Voice Technology, uma assinatura da licença do check list de higiene hospitalar e um tablet.

Por fim, o público presente pôde participar dos debates com um alto nível de conhecimento técnico e participar de discussões sobre temas tão importantes na gestão da hotelaria hospitalar como os discutidos neste profícuo encontro.

Associe-se

Seja um associado da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hostpitalar e desfrute dos nossos benefícios.

Associe-se Já

Artigos

Ferramenta estratégica para garantir uma equipe motivada e engajada

  • 30/NOV/2015

Mais uma ferramenta para nos ajudar na liderança e nos desafios de motivar e liderar equipes, buscando sempre uma forma de treinamentos novos e diferentes ferramentas para obter e alcançar os objetivos traçados.

Leia mais...

Implantação de um Serviço de Limpeza Terminal a Vapor em Salas Operatórias

  • 18/JUN/2015

Estudo descreve a experiência prática da implantação da limpeza terminal a vapor das salas operatórias de um hospital privado de São Paulo.

Leia mais...
© SBHH 2016. Todos os direitos reservados. Produzido por Logo DooSites.