Artigos
No dia 24 de agosto de 2017, aconteceu a V Jornada Baiana de Hotelaria Hospitalar, o evento ocorreu no auditório Linus Pauling em Salvador e marcou 10 anos de existência da regional Bahia. Tivemos a nomeação da nova Diretoria da Sociedade Baiana de Hotelaria, conduzido pelo Prof. Marcelo Boeger (Presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria - SLAHH e Diretor de Regionais da SBHH) que ficou organizada da seguinte maneira:
Presidente: Vitoria Simões. Vice-Presidente: Virginia Di Tullio, 1°Secretária Daniele Rosa, 2°Secretária Suene Duplat, 1° Tesoureira Camila Garcia, 2°Tesoureira Camila Bonfim, Conselho Fiscal – Milena Silva e Daniela Montenegro.
A SBHH – Seccional Bahia foi fundada em 27 de agosto 2007, e tem por objetivo reunir profissionais do Estado Bahia da área da Saúde que desempenham as suas atividades na Hotelaria Hospitalar e afins. A sociedade durante esta década vem desenvolvendo importantes atividades de cunho científico cultural, entre elas, sediou o II Congresso Latino Americano de Hotelaria organizado pelo SLAHH com mais de seis países convidados.
Jaqueline Canuto, gerente de Qualidade do Hospital São Raphael, iniciou sua palestra mostrando alguns dados surpreendentes, como por exemplo, 1 em cada 10 pacientes que recebem cuidados assistenciais sofrem algum dano e que 50% dos equipamentos médicos estão parcial ou totalmente fora de condições de serem utilizados.
Prof. Marcelo Boeger, sócio da empresa Hospitallidade Consultoria e Presidente da Sociedade Latino Americana de Hotelaria Hospitalar discorreu sobre Indicadores na Hotelaria Hospitalar. Boeger abordou diversos indicadores – entre eles, o impacto na hotelaria do tempo médio de permanência dos pacientes (TMP) e Taxa de Ocupação que segundo dados da ANAHP está em 4,5 dias. Segundo ele, os serviços de hotelaria têm grande intensidade no contato do cliente nesta fase de internação – por meio da alimentação, da distribuição de enxoval, limpeza e manutenção e as coletas de roupa e resíduos sólidos – por exemplo e que afeta o indicador de set up.
A palestra do Coordenador de Hotelaria e Hospitalidade do Hospital Infantil Sabará, Sr. Marconi M. de Freitas, teve como foco os serviços de hospitalidade e humanização, bem como a participação da equipe multidisciplinar, no sucesso das ações, com o encantamento de pacientes e familiares, mas jamais deixando a missão do hospital, e a prioridade – segurança e excelência no atendimento.
O público presente pode observar na apresentação trazida por Marconi, algumas atividades desenvolvidas no hospital, e que são exemplos de sucesso absoluto, como os serviços de hospitalidade ( check-in e check-out, comemorações de aniversários, nutrição e pratos elaborados para o público infantil, e a limpeza e lavagem das fachadas do hospital, realizada semestralmente com profissionais da área, mas com fantasias de Super Heróis – Superman, Batman, Robin, Capitão América – dentre outros, e que, no contato e interação com os pacientes, são fundamentais para a humanização e colaboram com a recuperação dos mesmos.
O Engenheiro Luiz Roberto, da empresa Voice Technology, focou em Tecnologia e trouxe exemplos reais de aplicações em Hotelaria Hospitalar, como por exemplo, o uso do telefone e tablets para gerenciar o Setup do Leito. Ele entende que os indicadores de produtividade não devem ser construídos com base em suposições, esses dados devem ser extraídos de sistema e sem manipulações.
Por fim, Roberto Farias falou sobre Gerenciamento de Enxoval e Inovações em Lavanderias. Roberto comentou o quanto custa caro fazer inventário de enxoval e que muitas vezes se chega num resultado já sabido. Com relação a inovação disse que “Inovar nem sempre é criar algo novo” e dessa forma trouxe exemplos de lavanderias / hospitais que já usam sistema RFID no enxoval para controlar com mais eficiência.
O evento cumpre a agenda de 10 anos de existência da SBHH-Bahia e mostra os excelentes trabalhos que trouxe a SBHH-Bahia até aqui orquestrado pelas ex-presidentes Camila Garcia (Gerente de Hotelaria do Hospital da Bahia) e Virginia DiTullio durante todos estes anos.
“O trabalho realizado pela Sociedade Baiana de Hotelaria nestes dez anos serviu para profissionalizar a gestão das áreas de apoio das Instituições de Saúde da região e hoje temos muitos hospitais no Estado com excelentes serviços de hotelaria implantados” – afirmou o Prof. Marcelo Boeger após o ato solene. “Tenho absoluta certeza da capacidade da nova diretoria continuar a construir uma história de sucesso por meio da liderança da nossa colega Vitoria Simões (Gerente de Hotelaria do Hospital São Rafalel).